sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ALB - Associação de Leitura do Brasil estará presente no I Congresso Internacional de Educação/UNISO - Sorocaba.

Segue os lançamentos de livros que acontecerão no I Congresso Internacional de Educação, dia 24 de outubro de 2016, na UNISO em Sorocaba.

Horário: 10:30 as 11:00.

Local: Pátio do Bloco F

“Este livro trata da formação de professores. Eis aí um tema de certo modo já antigo que, no entanto, continua extremamente atual, pelo bem e pelo mal – e, infelizmente, mais pelo mal que pelo bem.
É oportuno o lançamento deste livro porque trata exatamente da formação de professores tendo como foco a questão da prática.
E, ancorando-se na história, esta obra surge como antídoto às pregações com ares de soluções inovadoras tomando a prática imediata vigente na cotidianidade como a chave definitiva para a solução do problema da formação de professores.”
Dermeval Saviani
Professor emérito da Unicamp,
pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do Histedbr, atua como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp

A avaliação possui dimensões que, longe de serem entendidas como estanques, apresentam-se de forma sistêmica, integrando sujeitos com seus condicionantes e regulações. Neste livro, os autores procuram identificar estas dimensões e suas interações sistêmicas, preservando suas singularidades e, ao mesmo tempo, compreendendo-as dinamicamente. A proposta é discutir a avaliação na perspectiva de professores, estudantes ou gestores para romper com o círculo vicioso em que se encontra. Ainda que se reconheça sua necessidade e utilidade, provoca angústia e tem servido mais à seleção e classificação de indivíduos e muito pouco à qualidade da educação.
Em tempos de imposição de uma proposta governamental que busca institui práticas de homogeneização e de fixação de um sentido único de currículo para as escolas, o livro em questão evidencia a potência da complexidade dos currículos em redes existentes nos cotidianos escolares, tecidos em meio a diferentes processos de negociação, de tradução e de hibridização cultural.
O cenário de mudanças dos últimos anos impactou diretamente a escola e o ensino da Educação Física. O atual contexto multicultural e globalizado deu origem a alternativas didáticas baseadas nas chamadas teorias pós-críticas. Alinhada ao novo paradigma, surge uma proposta que concebe as práticas corporais como artefatos da cultura, questiona os marcadores sociais nelas presentes, busca reconhecer os seus sujeitos e promove o diálogo com as diferenças. Para tanto, posiciona professores e estudantes como autores do currículo, por meio da leitura e da produção de brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas.

“[...] este livro potencializa a vontade coletiva de refletir sobre a prática teórico-metodológica desenvolvida em uma escola particular, na cidade de Campinas - SP. Os textos aqui apresentados abrem-se a partir de escritas de relatórios escolares para mostrar seu recheio, suas camadas de possibilidades numa proposta de trabalhar por projetos que não se repetem, mas se articulam num constante dentro-fora-dentro. Projetos de trabalho constituem uma forma de partir do que o aluno já sabe para direcioná-lo a outras experiências. O objetivo é trabalhar com situações de aprendizagem em que todas as relações e possibilidades se fazem necessárias, deixando para trás a fragmentação artificial do conhecimento escolar, de forma que os sujeitos se tornem socialmente cooperativos e capazes de planejar e tomar decisões. Por se tratar de um trabalho em grupo, leva à socialização e cooperação. Implica em grande transformação do tempo e espaço, na revisão do currículo e, principalmente, na revisão da postura do professor.
O livro é composto por oito capítulos e parte das reflexões provindas do trabalho docente dos professores polivalentes ou generalistas para o do professores especialistas, buscando sempre um movimento transdisciplinar, ou seja, tomando as disciplinas mais como um ponto que se irradia e se entrelaça com outras, do que como um território bem demarcado. Desejamos que a leitura destes textos movimente em cada leitor(a) o desejo de criar suas próprias camadas moventes de conhecimento que se encaixam, se abrem e se fecham, como metáforas do gestar e parir, fechar e abrir, continuamente [...]”.

"A presente coletânea tem por objetivo divulgar algumas contribuições teóricas e de pesquisas empíricas sobre o tema História das Instituições Escolares: seus capítulos resultam de dissertações e teses desenvolvidas no mundo acadêmico, mais especificamente dentro do grupo intitulado “História, Sociedade e Educação no Brasil” — HISTEDBR, cuja sede se encontra na Faculdade de Educação da Unicamp. "

É intenção do autor Marco Aurélio, ajudar o leitor a compreender o papel da música na vida de cada um e a perceber a sua importância para as comunidades; a valorizar a função do educador musical, reconhecendo-o como agente da melhoria da escuta e, em consequência da qualidade do ambiente acústico e da qualidade de vida. Além disso, anseia por trazer ao público a pesquisa realizada sob inspiração do pensamento de Schafer e persegue o ideal de ampliar o alcance da musica para toda a população, assim como queria Villa-Lobos. 

Este livro reúne pesquisas de diferentes autores que procuram discutir as instituições escolares nas suas variações e significados, no âmbito da sua diversidade, políticas, formação e práticas pedagógicas. Pensar a instituição escolar nesta perspectiva significa, também, compreender a escola na ótica da sua totalidade, ou seja, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão das contradições postas no fazer-se cotidiano dos alunos em suas múltiplas dimensões e situações de etnia e classe social. Pensar a instituição escolar na sua diversidade, no âmbito de suas contradições, implica em resgatar o papel dos alunos como sujeitos na trama social em que está posta a escola. Abordar essa questão visa problematizar um modelo homogeneizado de instituição escolar, discutir o significado e as implicações em pensar o aluno como sujeito histórico e evidenciar as possibilidades da instituição escolar com todas as suas contradições num espaço de formação humana sem, contudo, perder de vista os aspectos legais e das práticas pedagógicas que estão implicadas nessa temática. Nesse sentido, é imprescindível o reconhecimento de situações que decorrem da divisão social do trabalho, das transformações do mundo do trabalho, das situações de gênero ou orientação sexual, de direitos culturais a partir da situação etária, como os idosos, jovens e crianças, de desigualdades derivadas da situação de etnia, como os afro-brasileiros, dos povos indígenas ou de imigrações de várias origens. Essas preocupações estão postas nos nove capítulos tendo por fio condutor a instituição escolar em contextos diversos.

No atual contexto do capitalismo, marcado por intenso processo de globalização econômica e financeira, é possível perceber o Estado em processo de profundas transformações que atravessou o século XX. No contexto dessas modificações históricas, ocorreram alterações nas funções do Estado decorrentes da crise estrutural do capital com repercussão nas políticas educacionais, formuladas ou reformuladas pelos Estados. A proposta de organização dessa coletânea, como enuncia o título, é discutir essas transformações e suas influências nas políticas de educação brasileira, nos seus vários níveis e modalidades educacionais. Para tanto, o livro reúne capítulos de pesquisadores de diferentes instituições de educação superior do país que, a partir do seu lugar de pesquisa, buscam refletir e apresentar resultados de pesquisa sobre essa temática. A obra é de interesse amplo para diferentes públicos, mas especificamente atende às necessidades dos profissionais que atuam na formulação e implementação de políticas educacionais. É leitura para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, nas várias áreas do conhecimento.

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