terça-feira, 3 de maio de 2016

Seminário de lançamento da 4.ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil



O Instituto Pró-Livro – IPL - Divulga o Seminário de lançamento da 4.ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, programado para o dia 18 de maio de 2016, às 14 horas.
O Seminário, promovido pelo Instituto, tem por objetivo a divulgação, em primeira mão, dos resultados desse estudo. A pesquisa ganhou legitimidade e é a única em âmbito nacional que tem por objetivo conhecer os indicadores de leitura e o comportamento leitor do brasileiro. Com edições em 2001, 2007 e 2011, seus resultados subsidiam outros estudos e são citados por especialistas, autoridades e técnicos do governo e mídia quando propõem projetos ou abordam a questão da leitura e acesso ao livro no Brasil.
Em função da sua importância, o IPL e as entidades do livro fundadoras do Instituto - SNEL, CBL e Abrelivros -promovem esse estudo a cada quatro anos para possibilitar a construção de séries históricas e a avaliação dos impactos das políticas públicas do livro e leitura implementadas desde então no Brasil. Ela é, portanto, a contribuição do mercado editorial para, a partir de um amplo diagnóstico, estimular novas reflexões e decisões em torno de possíveis novas intervenções para melhorar ainda mais os atuais indicadores sobre o comportamento leitor da população.
Seus resultados ajudarão o próprio IPL bem como outras instituições públicas e privadas a orientar suas ações.
O Ibope Inteligência foi o instituto contratado pelo IPL para a realização da pesquisa. Foram entrevistadas, no final de 2015, mais de cinco mil pessoas em 317 municípios brasileiros, em todos os estados da federação e no Distrito Federal.

Nenhum comentário: