quinta-feira, 5 de maio de 2016

II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância.



Braga, Universidade do Minho | 14 e 15 de julho de 2016.
Atenção: o prazo para a submissão dos resumos foi alargado até 15 de maio de 2016. Para mais informações consulte o nosso site ou contacte-nos via E-mail - iislbei2016@gmail.com
O II SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, cuja primeira edição teve lugar no Brasil, em 2015 (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil), organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), surge da necessidade de discussão sobre a formação docente, as culturas da infância e a participação das crianças (dos 0 aos 6 anos de idade) nos diversos contextos e atividades que lhes dizem respeito.
Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância. Pretende-se igualmente fomentar o intercâmbio de profissionais que atuam em diversos contextos de educação das crianças, almejando promover o bem-estar, a cidadania e as culturas da infância.
O Seminário inclui conferências de abertura e de encerramento, mesas redondas, apresentação de trabalhos de investigação ou relatos de práticas (nas formas de comunicação oral, poster e vídeo) e lançamento de livros. O evento contará ainda com oficinas de formação e de investigação participativa em contextos de Educação de Infância; um conjunto de atividades culturais, especialmente de e para crianças; e uma programação social, com o jantar do congresso (por adesão).
As propostas de trabalhos podem ser feitas em duas modalidades - trabalhos de investigação e relatos de práticas – no formato de comunicação, poster ou vídeo, de acordo com as normas do evento. São os seguintes os eixos temáticos:
1. Políticas, currículo e formas de organização da educação de infância
2. Formação e identidades dos profissionais da educação de infância
3. Diversidades e diferenças: contextos e quotidianos das e para as crianças
4. Tecnologias digitais e produção cultural para e da infância
5. Corpo, ludicidade e movimento
6. Experiências, linguagens e saberes: a especificidade da Educação de Infância
7. Questões ético-metodológicas de investigação com crianças e bebés.

Visite nosso site: http://www.slbei.com/

Nenhum comentário: