quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Coleção Hilário Fracalanza, (Leitura literária e mediação)


Acabar de sair mais um livro da Coleção Hilário Fracalanza, (Leitura literária e mediação), o mesmo encontra-se disponível para venda na livraria da ALB: alb.com.br/livraria
Promoção de lançamento.

A experiência de leitura do professor tem sido percebida pelos estudiosos do processo de ensino-aprendizagem da leitura como um componente imprescindível na formação profissional docente e no trabalho desenvolvido em sala de aula. Para se pensar sobre a mediação leitora é fundamental, portanto, não somente refletir sobre a formação do aluno e sobre o papel do mediador, mas também sobre as dimensões do ato de ler para o professor. Ressignificar o ato da leitura, articulando-a tanto a diferentes modos de ler, à diversidade de gêneros literários, quanto às suas relações com as artes, ou ainda às especificidades dos espaços físicos (tais como a biblioteca pode ressituar alguns aspectos dessa prática bem como repensar perspectivas teóricas e metodológicas sobre a mediação leitora. É válido ressaltar que há diversos desafios que os professores enfrentam nas escolas públicas, os quais muitas vezes limitam um desenvolvimento inventivo de atividades de leitura: além de haver entraves materiais estruturais (falta de biblioteca adequada e espaços físicos precários das salas de aula), é constante o desafio de reinventar perspectivas para o trabalho com a leitura e com a palavra literária no ensino de modo a diálogá-las dom o universo plural dos alunos, leitores em formação. É bem verdade que, na grande maioria das escolas, os livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) passam a compor e redimensionar os acervos escolares, o que pode ser um material bastante significativo para permitir o contato com obras diversas em atividades de formação do leitor.

Este livro reúne artigos de pesquisadores que participam como conferencistas, palestrantes e docentes dos cursos intensivos do I Encontro de Formação de Mediadores de Leitura. São abordadas, portanto, reflexões teóricas e perspectivas metodológicas para o trabalho com a formação do leitora tanto na sala de aula e em espaços públicos, tais como as bibliotecas, quanto na própria formação do professor.



Eliana Kefalás Oliveira

Giselly Lima de Moraes

Cristiane Marcela Pepe

Nenhum comentário: